Como Administrar o Tempo na Rotina de Uma Clínica

Como Administrar o Tempo na Rotina de Uma Clínica

Aprender como administrar o tempo é uma das habilidades mais desejadas pelos profissionais. Isso porque, muitas vezes, o horário de trabalho não é o suficiente para realizar todas as tarefas do dia.

Sabemos que só você pode retomar as rédeas da situação e organizar o seu próprio tempo e o da sua equipe no consultório. Por isso, selecionamos dicas que não podem faltar em sua rotina médica para melhorar a administração da clínica.

Aprender como administrar o tempo — faça um planejamento

Se você quer saber como administrar o tempo, precisa alinhá-lo com três pontos principais:

  • os seus valores reais;
  • quais afazeres irão trazer resultado para sua empresa;
  • o que você necessita deixar pronto no dia a dia.

Portanto, é importante saber o que é mais essencial para você, elencando prioridades, para assim, criar um planejamento. Isso requer uma dose de conhecimento sobre a sua própria forma de trabalho.

Para isso, saiba quais tipos de consultas demoram mais — primeira vez, retorno, exames, etc. —, quais atividades demandam mais atenção — preenchimento de prontuário, análise de contas, examinar pacientes, entre outros — e onde você gasta uma quantidade maior de tempo.

Defina metas para seu negócio

Ter metas para seu consultório é essencial, pois assim você pode voltar seus esforços de organização visando atingir um objetivo. Por isso, liste onde quer chegar e defina passos para atingir esse sonho.

Se deseja que seu consultório seja referência na cidade, por exemplo, alguns passos seriam:

  • captar mais pacientes, por meio de divulgação na internet ou realizando ligações para ex-pacientes, por exemplo;
  • realizar atendimentos de qualidade, e para isso poderia aumentar e atualizar seus conhecimentos com mais simpósios ou especializações;
  • aumentar o grau de satisfação dos clientes com o foco em formas de otimizar o atendimento;
  • entre outros.

Com o conhecimento sobre o seu formato de trabalho e metas para o negócio, faça um planejamento do seu dia a dia sempre priorizando aquilo que se alinha com os objetivos traçados. Desta forma está no caminho certo ao aprender como administrar o tempo do consultório!

Organize-se de forma mais efetiva!

Agora que você tem metas traçadas, é preciso se organizar para não perder tempo em seu dia a dia. Afinal, é comum se desorganizar com tantas informações, ainda mais em uma clínica que lida com pessoas e agendamentos constantemente.

Uma dica de ferramenta para otimizar e organizar prescrições médicas e horários de pacientes é uma agenda virtual. Com ela a sincronização de informações em diversos aparelhos é automática e, ainda melhor, o acesso pode ser compartilhado com quem você quiser!

Facilite o trabalho de sua secretária

O gigante da tecnologia, Steve Jobs, disse a seguinte frase: “concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto”. Por isso, ter a ajuda de uma profissional capacitada para realizar atendimentos é essencial para que você cuide dos pacientes de maneira mais atenciosa!

Desta forma, converse com ela sobre os processos que poderiam ser feitos de outras formas, como por exemplo, o agendamento de consultas por telefone que podem ser delegado a uma secretária online.

Assim, você não somente melhora o processo, mas moderniza o consultório e faz com que a secretária tenha mais tempo para realizar funções de maior importância.

Quer conhecer mais sobre gestão de clínicas e consultórios? Então você precisa conferir os posts no blog do Secretárias Online que está recheado de dicas valiosas para implementar em seu dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *