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Gestão de Clínicas e Consultórios – 3 tendências que devem fazer sucesso em 2023

Acompanhar as tendências do mercado, no que diz respeito a gestão empresarial, de forma geral e das Clínicas e Consultórios, em particular, é obrigação de qualquer gestor, sob pena de sucumbir aos concorrentes e serem por eles engolidos. Bom ficar sempre atento, pois algumas destas tendências de gestão empresarial para 2021 já despontam no Brasil e você pode aproveitá-las para criar as suas estratégias e alinhar o seu negócio com o que há de mais inovador. A seguir, confira 3 tendências que devem estar em alta em 2021 e nos próximos anos!

1) Transformação digital

A evolução tecnológica, em quase tudo que você possa imaginar, vem transformando o mundo a passos largos, obrigando as empresas a saírem da zona de conforto, sob risco de desaparecerem do mercado.

A Pandemia do COVID19, acabou por chacoalhar os empresários, prestadores de serviços, clínicas e consultórios, escritórios de advocacia, consultoria, contabilidade, entre outros, obrigando-os aprenderam uma nova forma de trabalhar – o Home Office.

Boa parte dos trabalhadores Home Office, descobriram que não há necessidade de voltar para os seus escritórios, mesmo após a Pandemia. As reuniões passaram a ser feitas de forma virtual, as transações de todas as espécies ganharam plataformas para assinaturas digitais. Os construtores de imóveis residenciais também inovaram nas suas arquiteturas, inserindo o espaço para o escritório home office nas dependências da residência. As empresas de teleatendimento (call center) não voltarão mais para suas centrais, entre outros “novos normais”.

O que mais vem por aí? Quais os novos desafios que você vai enfrentar pós pandemia?

Uma coisa é certa: o meio digital irá se intensificar ainda mais e é preciso pensar formas únicas de obter vantagens, sem tentar seguir receitas prontas de gestão de empresas.

2) Gestão de clínicas com foco na experiência do cliente/paciente

Outra tendência que deve perdurar em 2021 e nos próximos anos é a chamada Era da Experiência. Isso significa que se a sua empresa tinha estratégias com foco no atendimento humanizado do paciente, deve seguir para um nível mais elevado. Mais do que produtos e serviços, o paciente deseja ter uma experiência gratificante em todas as fases do atendimento e deseja, ainda, ver um pouco de si no que está recebendo.

Assim, a personalização, a customização do atendimento, a pesquisa de mercado aplicada, as pesquisas de satisfação, as estratégias de fidelização, entre outras etapas em relação ao cliente/paciente devem ser o foco mesmo antes do atendimento final, pelo profissional da saúde. A dica é aprender com o paciente e evoluir com um atendimento cada vez mais humanizado.

3) Automatização de processos de gestão

A sua clínica ou consultório precisa contar com processos inteligentes, dinâmicos e autônomos, fruto da transformação digital, já citada anteriormente. Quanto mais automatizado o BackOffice, de forma assertiva, menos custos e mais garantias de resultados a sua clínica terá. Com a pandemia, a busca pela automatização se intensificou.

Que tal automatizar a agenda eletrônica e compartilhá-la com seus clientes/pacientes? Quem sabe integrar em um sistema todas as informações para ter mais transparência e integração de dados? E que tal centralizar o atendimento do seu paciente e agendamento de consultas em um sistema com secretarias online software de gestão de atendimento em uma só plataforma?

Importante ter em mente que a automatização tecnológica em clínicas e consultórios deve ser limitada à gestão do negócio. A automatização do atendimento direto ao paciente, robotizando uma secretaria ou recepcionista, inclusive o auto agendamento de consultas pelo WhatsApp ou pela própria agenda, tira a alma do seu negócio, que é o atendimento humanizado.

Estas são apenas algumas ideias, mas inovar é preciso neste sentido, pois o público busca por garantias de um negócio comprometido com o meio ambiente e com as pessoas.

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