Stress No Trabalho — 3 Dicas Para Não Sobrecarregar Sua Secretária

Stress No Trabalho — 3 Dicas Para Não Sobrecarregar Sua Secretária

Você anda com uma alta carga de stress no trabalho e percebe que sua secretária também sente o mesmo?

Segundo estudos do International Stress Management Association (Isma – Brasil) de 2017, o Brasil é a segunda nação mais estressada do mundo. Isso é um fator preocupante, pois a condição pode afetar gravemente a qualidade de vida.

Por isso, hoje vamos falar sobre como amenizar esse fator em seu consultório. Não se esqueça de mandar este artigo também para a sua secretária!

Stress no trabalho — como lidar?

O stress no trabalho prejudica a performance, os resultados e afeta o ambiente não somente para você e sua secretária, mas também para os pacientes.

Para que os atendimentos sejam feitos com qualidade é necessário paciência e atenção. E isso só é possível com colaboradores felizes e tranquilos no ambiente de trabalho.

Para alcançar isso, separamos algumas dicas essenciais, confira!

1. Organize bem o seu tempo

Uma das maiore causas de stress no trabalho é a sensação de nunca fazer o suficiente. Você como médico deve sentir isso ao desejar um número maior de atendimentos e pacientes satisfeitos. A sua secretária, com certeza, também deseja agendar mais consultas e realizar mais atividades administrativas do que atualmente faz.

Porém, para isso, é preciso analisar dois fatores — se as suas expectativas estão alinhadas com a realidade e se há uma forma melhor de organizar o seu tempo.

Reflita se você não está cobrando o impossível de sua recepcionista e de você mesmo, e procure outras formas de se organizar. Um exemplo disso é implementar novas tecnologias ágeis no escritório, como uma agenda médica compartilhada com sua secretária. Assim, ela tem mais espaço para cuidar de outras tarefas importantes.

2. Saiba delegar

O acúmulo de funções é um gerador de stress no trabalho. Por lidar com uma gama de responsabilidades diferentes, muitas vezes a sua secretária pode ficar sobrecarregada.

Uma solução é focar no que é realmente importante para o desenvolvimento da clínica e terceirizar as tarefas do dia a dia.

Uma forma de fazer isso é por meio das secretárias remotas, que fazem o atendimento e agendamento de ligações enquanto sua recepcionista cuida dos atendimentos presenciais e questões administrativas.

3. Melhore a comunicação no consultório

A falta de comunicação entre uma equipe pode, também, gerar stress no trabalho e insegurança nos colaboradores. É essencial que seus funcionários saibam o que é esperado deles e como podem atingir essas expectativas.

Para estabelecer uma relação de confiança no consultório, é preciso conversar com os colaboradores e definir metas claras de trabalho. Ofereça um feedback de desempenho de cada funcionário e informe quais objetivos você espera que ele alcance.

Com essas dicas com certeza sua clínica vai se tornar um lugar mais harmônico e produtivo! Gostou do conteúdo? Confira mais informações sobre como melhorar a gestão e atendimento de sua clínica no blog do Secretárias Online!

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