Você anda com uma alta carga de stress no trabalho e percebe que sua secretária também sente o mesmo?
Segundo estudos do International Stress Management Association (Isma – Brasil) de 2017, o Brasil é a segunda nação mais estressada do mundo. Isso é um fator preocupante, pois a condição pode afetar gravemente a qualidade de vida.
Por isso, hoje vamos falar sobre como amenizar esse fator em seu consultório. Não se esqueça de mandar este artigo também para a sua secretária!
Stress no trabalho — como lidar?
O stress no trabalho prejudica a performance, os resultados e afeta o ambiente não somente para você e sua secretária, mas também para os pacientes.
Para que os atendimentos sejam feitos com qualidade é necessário paciência e atenção. E isso só é possível com colaboradores felizes e tranquilos no ambiente de trabalho.
Para alcançar isso, separamos algumas dicas essenciais, confira!
1. Organize bem o seu tempo
Uma das maiores causas de stress no trabalho é a sensação de nunca fazer o suficiente. Você como médico deve sentir isso ao desejar um número maior de atendimentos e pacientes satisfeitos. A sua secretária, com certeza, também deseja agendar mais consultas e realizar mais atividades administrativas do que atualmente faz.
Porém, para isso, é preciso analisar dois fatores — se as suas expectativas estão alinhadas com a realidade e se há uma forma melhor de organizar o seu tempo.
Reflita se você não está cobrando o impossível de sua recepcionista e de você mesmo, e procure outras formas de se organizar. Um exemplo disso é implementar novas tecnologias ágeis no escritório, como uma agenda médica compartilhada com sua secretária. Assim, ela tem mais espaço para cuidar de outras tarefas importantes.
2. Saiba delegar
O acúmulo de funções é um gerador de stress no trabalho. Por lidar com uma gama de responsabilidades diferentes, muitas vezes a sua secretária pode ficar sobrecarregada.
Uma solução é focar no que é realmente importante para o desenvolvimento da clínica e terceirizar as tarefas do dia a dia.
Uma forma de fazer isso é por meio das secretárias remotas, que fazem o atendimento e agendamento de ligações enquanto sua recepcionista cuida dos atendimentos presenciais e questões administrativas.
3. Melhore a comunicação no consultório
A falta de comunicação entre uma equipe pode, também, gerar stress no trabalho e insegurança nos colaboradores. É essencial que seus funcionários saibam o que é esperado deles e como podem atingir essas expectativas.
Para estabelecer uma relação de confiança no consultório, é preciso conversar com os colaboradores e definir metas claras de trabalho. Ofereça um feedback de desempenho de cada funcionário e informe quais objetivos você espera que ele alcance.
Com essas dicas com certeza sua clínica vai se tornar um lugar mais harmônico e produtivo! Gostou do conteúdo? Confira mais informações sobre como melhorar a gestão e atendimento de sua clínica no blog do Secretárias Online!