Saiba Como Organizar a Rotina de Um Consultório Com Várias Especialidades Odontológicas

Saiba Como Organizar a Rotina de Um Consultório Com Várias Especialidades Odontológicas

Você acha que a organização não é o ponto forte do seu consultório? Saiba que esse cenário precisa mudar. Afinal, uma clínica com várias especialidades odontológicas precisa, acima de tudo, ter uma rotina estruturada.

É por isso que hoje vamos tratar sobre as melhores dicas para fazer a diferença no dia a dia de seu trabalho. Descubra!

Consultório com especialidades odontológicas — como conciliar?

Para aumentar a organização em um consultório com várias especialidades odontológicas, é preciso ter vontade de mudar e, principalmente, se planejar! Como médico e líder de uma equipe, é importante que deixe isso claro para o time e tome a iniciativa.

Isso irá ajudar, inclusive, a aumentar a produtividade de todos os colaboradores.

Agora, acompanhe os próximos passos e confira como ter uma clínica em ordem para prosperar!

Organize o dia com antecedência

Você pode se organizar na noite anterior ou de manhã cedo. O importante é que inicie a sua rotina de trabalho sabendo tudo o que precisa cumprir. Coloque as tarefas mais importantes primeiro, pois, ao longo do dia, o cansaço pode fazer com que deixe as prioridades para depois.

Como gestor do consultório, também se preocupe com a organização da equipe, local de trabalho e agenda de pacientes. Por isso, separe cinco minutos para falar com seus funcionários, repassar tarefas e ver como o consultório se apresenta aos olhos de quem será atendido.

Tenha uma agenda versátil para as consultas

Além da organização da equipe, é necessário ter uma agenda versátil e organizada de agendamentos em um consultório de várias especialidades odontológicas. Para isso, fazer uma estimativa de quanto vai durar cada consulta e quais serão os processos realizados é essencial para atingir um equilíbrio.

Você pode separar por categorias, como:

  • primeira consulta do paciente — coloque mais tempo, pois vai demorar mais para obter as informações importantes do histórico de saúde;
  • consultas de rotina, retornos e manutenções — são mais rápidos, já que geralmente é necessário fazer somente algum procedimento pontual;
  • processos cirúrgicos, implantes e tratamentos — costumam tomar mais tempo por serem procedimentos complexos. Neste caso, separe um bloco maior de sua agenda e não programe tantos pacientes, pois pode atrasar.

Defina um tempo de segurança entre as consultas

O tempo de uma consulta não é ciência exata. Atender um paciente pode demorar mais do que o esperado. Por isso, coloque dez minutos a mais na estimativa. Se você terminar antes, ainda transparece ao próximo paciente que está adiantado.

Envie lembretes para aumentar o comparecimento

Muitos pacientes faltam por esquecimento, o que prejudica o fluxo de sua agenda odontológica. Por isso, entre em contato um dia antes e confirme o comparecimento. Caso o paciente não possa estar presente, poderá liberar o horário para outra pessoa.

Com essas dicas de gestão você com certeza vai conseguir estruturar melhor os atendimentos em seu consultório de especialidades odontológicas!

Para mais conteúdo sobre gestão médica acompanhe o blog do Secretárias Online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *