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Saiba Como Organizar a Rotina de Um Consultório Com Várias Especialidades Odontológicas

Você acha que a organização não é o ponto forte do seu consultório? Saiba que esse cenário precisa mudar. Afinal, uma clínica com várias especialidades odontológicas precisa, acima de tudo, ter uma rotina estruturada.

É por isso que hoje vamos tratar sobre as melhores dicas para fazer a diferença no dia a dia de seu trabalho. Descubra!

Consultório com especialidades odontológicas — como conciliar?
Para aumentar a organização em um consultório com várias especialidades odontológicas, é preciso ter vontade de mudar e, principalmente, se planejar! Como médico e líder de uma equipe, é importante que deixe isso claro para o time e tome a iniciativa.

Isso irá ajudar, inclusive, a aumentar a produtividade de todos os colaboradores.

Agora, acompanhe os próximos passos e confira como ter uma clínica em ordem para prosperar!

Organize o dia com antecedência
Você pode se organizar na noite anterior ou de manhã cedo. O importante é que inicie a sua rotina de trabalho sabendo tudo o que precisa cumprir. Coloque as tarefas mais importantes primeiro, pois, ao longo do dia, o cansaço pode fazer com que deixe as prioridades para depois.

Como gestor do consultório, também se preocupe com a organização da equipe, local de trabalho e agenda de pacientes. Por isso, separe cinco minutos para falar com seus funcionários, repassar tarefas e ver como o consultório se apresenta aos olhos de quem será atendido.

Tenha uma agenda versátil para as consultas
Além da organização da equipe, é necessário ter uma agenda versátil e organizada de agendamentos em um consultório de várias especialidades odontológicas. Para isso, fazer uma estimativa de quanto vai durar cada consulta e quais serão os processos realizados é essencial para atingir um equilíbrio.

Você pode separar por categorias, como:

primeira consulta do paciente — coloque mais tempo, pois vai demorar mais para obter as informações importantes do histórico de saúde;
consultas de rotina, retornos e manutenções — são mais rápidos, já que geralmente é necessário fazer somente algum procedimento pontual;
processos cirúrgicos, implantes e tratamentos — costumam tomar mais tempo por serem procedimentos complexos. Neste caso, separe um bloco maior de sua agenda e não programe tantos pacientes, pois pode atrasar.
Defina um tempo de segurança entre as consultas
O tempo de uma consulta não é ciência exata. Atender um paciente pode demorar mais do que o esperado. Por isso, coloque dez minutos a mais na estimativa. Se você terminar antes, ainda transparece ao próximo paciente que está adiantado.

Envie lembretes para aumentar o comparecimento
Muitos pacientes faltam por esquecimento, o que prejudica o fluxo de sua agenda odontológica. Por isso, entre em contato um dia antes e confirme o comparecimento. Caso o paciente não possa estar presente, poderá liberar o horário para outra pessoa.

Com essas dicas de gestão você com certeza vai conseguir estruturar melhor os atendimentos em seu consultório de especialidades odontológicas!

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