Já parou para se perguntar “como posso garantir atendimento constante em minha clínica?”. Afinal, é preciso criar vínculos e estar sempre à disposição para garantir a fidelização de pacientes. Até porque, algum imprevisto médico pode acontecer a qualquer momento!
Veja algumas dicas de como criar um atendimento à prova de falhas para o consultório!
O que minha clínica pode melhorar em atendimento?
Prestar atendimento de qualidade em sua clínica é um trabalho contínuo. É preciso ter processos definidos, comunicação clara com sua equipe e criar vínculos com os pacientes.
Para isso, o primeiro passo precisa partir de você! Comece se perguntando:
- como anda a situação de atendimento de minha clínica?
- estou cobrindo todas as possibilidades?
Em seguida, após respondê-las, siga o checklist abaixo e confira com a sua equipe se o máximo está sendo feito para receber os clientes!
Atendimento telefônico e canais de contato
É preciso ter um sistema abrangente e impecável na hora de receber os clientes. Na era digital, se sobressai quem sabe implementar as tecnologias de contato e tem o telefone sempre à disposição. Alguns exemplos são:
- secretária online — para atendimentos remotos quando o telefone está ocupado ou sua recepciona de férias;
- agenda online — para uma organização otimizada em que todos têm acesso e clareza sobre os horários;
- WhatsApp e e-mail — aproxima você do paciente, além de facilitar a comunicação e o envio de lembretes de consulta;
- site bem construído — é importante que suas páginas sejam claras e que informem sobre o seu serviço, além, é claro, de deixar os canais de contato bem explícitos para os pacientes;
- redes sociais — é possível impactar uma quantidade alta de possíveis pacientes por Facebook e Instagram, e, assim, conquistar mais clientes e consultas para o consultório.
Recepção presencial
É crucial que a primeira impressão presencial fique na mente do seu paciente. Por isso, ao se questionar “o que devo melhorar na recepção de minha clínica?”, trabalhe os seguintes pontos com sua colaboradoras:
- gentileza sempre fala mais alto — receba com cordialidade e responda às dúvidas dos pacientes com clareza e paciência;
- comunicação verbal objetiva — é preciso saber passar mensagens claramente, explicar procedimentos de maneira simples e sempre perguntar ao cliente se ficou alguma dúvida;
- organização com horários e agilidade — é essencial que uma secretária agilize sua recepção e gerencie os horários para auxiliar o médico com a pontualidade dos atendimentos.
Consultas e atendimentos
A hora da consulta é um dos pontos que falam mais alto na decisão do paciente de voltar ao seu consultório. Por isso, sempre preze pelos seguintes pontos:
- seja pontual;
- pratique atendimento humanizado e melhore a relação médico-paciente;
- escute com calma o paciente;
- seja ético e respeite as limitações do cliente;
- Com um vocabulário simples e inteligível para leigos, explique o problema do paciente e, se possível, como prevení-lo.
Se você deseja dicas mais aprofundadas de gestão do consultório e atendimento, acompanhe o blog do Secretárias Online!