Como Ser Uma Boa Recepcionista

Como Ser Uma Boa Recepcionista

Tem dúvidas de como ser uma boa recepcionista? Quem atua nesta área precisa estar em constante desenvolvimento, pois, é a primeira profissional que interage com os pacientes no consultório.

Como a recepcionista representa o espírito e valores de uma clínica, é importante que tenha certas características que a destaquem. Confira quais são!

Como ser uma boa recepcionista — por que começar nessa carreira?

Além de entender como ser uma boa recepcionista, é preciso que a profissional tenha paixão pelo o que faz. É isso que leva uma secretária a ser a alma da administração de qualquer consultório.

Se você gosta de lidar com pessoas diariamente e ama organização, essa carreira vai estar esperando por você de portas abertas!

Além disso, são várias as áreas de atuação, mesmo no ramo médico, ou seja, também está sempre em alta demanda! Afinal, ninguém consegue substituir uma recepção calorosa de uma boa profissional.

Confira as características que você deve desenvolver se seu desejo é se aprimorar ainda mais!

Tenha comunicação objetiva e postura profissional

Se você está tentando descobrir como ser uma boa recepcionista, precisa começar pela conduta e postura profissional. A secretária é a pessoa que dá o tom do escritório. Desta forma, é preciso incorporar atitudes importantes, como:

  • atender com respeito, cordialidade e simpatia;
  • ser proativa em resolver problemas;
  • manter o espaço da recepção impecável;
  • não deixar pacientes esperando ou telefone tocando;
  • se organizar em suas tarefas e sempre terminar o que inicia;
  • vender a imagem do médico para qual trabalha, transmitindo confiança aos pacientes;
  • entre outras.

Outro ponto de destaque é o formato de comunicação, pois muitas pessoas buscam a recepcionista para pedir informação. É dever de uma boa profissional evitar mal entendidos e falar de forma objetiva e clara para todos os públicos — seja presencialmente ou no telefone.

Isso significa evitar jargões técnicos, conversas informais e o emprego de gírias na comunicação.

Em resumo, é necessário escutar, ir direto ao ponto ao responder as perguntas e confirmar se o paciente ou colega de trabalho entendeu sua mensagem.

Esteja por dentro das tecnologias para consultórios

As tecnologias aplicadas nos consultórios podem ser essenciais para agilizar processos e manter a organização, principalmente em clínicas com muitos médicos e especialidades.

Além de dominar os aspectos básicos da informática, conhecer softwares específicos de agendamento on-line, e atendimento telefônico remoto pode te tornar indispensável na sua rotina do dia a dia!

Seja organizada com horários e faça planejamentos

Essa é uma das características mais importantes, pois quem não mantém a organização de documentos, horários e rotinas não saberá lidar com a movimentação em um consultório.

Então, planeje o seu dia com antecedência, anote tudo o que precisa realizar e dê sempre prioridade para as tarefas mais importantes!

Desenvolva a sua inteligência emocional

Imprevistos, atrasos de pacientes, falta de profissionais, greves e outros problemas fazem parte da vida. Entender como ser uma boa recepcionista passa pela fase de desenvolver o próprio emocional para manter a calma em situações de imprevisto.

Assim, você pode lidar com qualquer problema com um sorriso no rosto — inclusive, transmitindo calma e competência às outras pessoas.

Quer saber mais sobre dicas de atendimento em consultório e gestão médica? Então acompanhe o blog do Secretárias Online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *